SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29O MODELO SOCIAL DA DEFICIÊNCIA E AS DECISÕES DO TJ/SP: ANÁLISE A PARTIR DE DEMANDAS POR PROFISSIONAL DE APOIO1O ESTUDO DAS DIFERENÇAS INDIVIDUAIS POR ALFRED BINET E SUA CIRCULAÇÃO EM MINAS GERAIS (1925-1940)1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538versão On-line ISSN 1980-5470

Resumo

GONCALVES, Adriana Garcia  e  BARONE, Beatriz Vieira. PLANEJAMENTO COLABORATIVO NA CLASSE HOSPITALAR: CONTRIBUIçõES PARA AS REPRESENTAçõES SOCIAIS DO HOSPITAL SOB A ÓPTICA DAS CRIANçAS HOSPITALIZADAS1. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2023, vol.29, e0053.  Epub 17-Out-2023. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702023v29e0053.

Esta pesquisa teve como objetivo verificar se o planejamento colaborativo de um plano de intervenção pedagógico elaborado entre duas pesquisadoras e uma professora de Classe Hospitalar influencia na construção e reconstrução da representação social do hospital sob a óptica das crianças hospitalizadas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e colaborativa. Participaram três crianças entre 7 e 11 ano de idade, que se encontravam hospitalizadas por no mínimo dois dias e que ainda não tinham tido acesso ao serviço da Classe Hospitalar. Ademais, a integrante principal do estudo foi uma professora da Classe Hospitalar de um Hospital Universitário. O planejamento colaborativo do plano de intervenção pedagógico ocorreu por meio de cinco encontros na plataforma do Google Meet. Por meio da técnica “Desenho-Estória” adotada como recurso no plano de intervenção pedagógico, constatou-se que, inicialmente, as crianças possuíam representações sociais negativas sobre o hospital. Entretanto, após o desenvolvimento das práticas pedagógicas da professora da Classe Hospitalar, os participantes modificaram suas percepções sobre esse espaço. Conclui-se que o planejamento colaborativo foi de extrema importância para a construção de práticas pedagógicas que influenciaram positivamente a representação social do hospital para as crianças hospitalizadas.

Palavras-chave : Educação Especial; Planejamento colaborativo; Representação social; Classe Hospitalar; Práticas pedagógicas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )