SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29COLLABORATIVE PLANNING IN THE HOSPITAL CLASS: CONTRIBUTIONS TO THE SOCIAL REPRESENTATIONS OF THE HOSPITAL FROM THE PERSPECTIVE OF HOSPITALIZED CHILDRENAUTONOMY OF YOUNG PEOPLE WITH DOWN SYNDROME: CONCEPTIONS OF MOTHERS AND CHILDREN author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

PETERSEN, Laênia Martins  and  JINZENJI, Mônica Yumi. O ESTUDO DAS DIFERENÇAS INDIVIDUAIS POR ALFRED BINET E SUA CIRCULAÇÃO EM MINAS GERAIS (1925-1940)1. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2023, vol.29, e0126.  Epub Oct 17, 2023. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702023v29e0126.

Este estudo analisa os pressupostos do pesquisador francês Alfred Binet (1857-1911) sobre as diferenças individuais a partir de livros e artigos que produziu a respeito do assunto entre 1895 e 1909 e que fundamentaram a elaboração da primeira escala métrica Binet-Simon em 1905. Em seguida, identifica quais elementos de suas elaborações circularam e como foram apropriados, no contexto das reformas educacionais em Minas Gerais nas décadas de 1920 a 1940. A pesquisa se desenvolveu no diálogo entre a História da Psicologia e a História da Educação, mobilizando conceitos da historiografia, como o de intelectuais, redes de sociabilidade e apropriação. A pesquisa documental envolveu a análise dos primeiros livros publicados por Binet e as matérias publicadas na Revista do Ensino, órgão oficial do governo de Minais Gerais, nas quais se tratava sobre as diferenças individuais e sobre o uso dos testes nas escolas. Foi observada a tensão envolvendo a desconfiança e o entusiasmo em relação aos novos métodos para aferir as diferenças individuais; a apropriação da escala métrica adaptada nos Estado Unidos, cujos princípios eram criticados por Binet; a pouca ênfase nas dimensões sociais e culturais dos diferentes grupos sociais, que estava entre as preocupações centrais do autor.

Keywords : Psicologia individual; Diferenças individuais; Educação Especial; Revista do Ensino; Reforma do ensino; Avaliação psicológica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )