SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29ABORDAJE DE LA SALUD MENTAL EN ESCUELAS INCLUSIVAS EN TIEMPOS DE PANDEMIA: UN ESTUDIO DE CASOS1,O OUTRO LADO DA SUPERDOTAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE ASSOCIAÇÃO ENTRE DEPRESSÃO E SUPERDOTAÇÃO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538versão On-line ISSN 1980-5470

Resumo

CASTRO, Vanessa Dias Bueno de  e  PRIETO, Rosângela Gavioli. Recursos Públicos na Esfera Privada: Política de Educação Especial em um Município Paulista de Grande Porte. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2023, vol.29, e0241.  Epub 20-Jul-2023. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702023v29e0241.

A Educação Especial brasileira tem marcas históricas da privatização, uma delas é focalizada neste artigo, que tem por objetivo analisar o repasse de recursos financeiros públicos da educação para a esfera privada em um município paulista de grande porte, entre 2012 e 2017. Adotando abordagem qualitativa, são analisados os valores liquidados em favor da Educação Especial direcionados à esfera privada a partir de fontes documentais, abrangendo contratos com empresas terceirizadas, termos de colaboração e aditamento, relatórios de remuneração de profissionais da Educação Especial e documentos de repasse de recursos à esfera privada. Os resultados indicam aumento dos recursos destinados a essa modalidade na esfera privada em decorrência, principalmente, da necessidade de contratação de cuidadoras(es), até aquele momento sem provimento de cargo nessa rede de ensino. Também expressam que a inclusão escolar reproduz modos de financiamento que marcam a história da Educação Especial no Brasil. A parceria com instituições privadas sem fins lucrativos e a contratação de empresas terceirizadas vão ao encontro da perspectiva gerencial da administração pública. No caso analisado, por um lado, a política de inclusão escolar terceirizou a manutenção dos serviços a partir da concessão para a esfera privada; por outro lado, houve crescente aumento do financiamento do setor público municipal.

Palavras-chave : Educação Especial; Políticas públicas; Financiamento da educação; Relação público-privada.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )