SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29Impactos da Pandemia no Desenvolvimento da Criança com TEA: uma Revisão SistemáticaProgramas Integrais de Educação Financeira para Pessoas com Incapacidade: uma Revisão de Literatura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538versión On-line ISSN 1980-5470

Resumen

RAUGUST, Mayara Bataglin  y  MARCELLO, Fabiana de Amorim. A Criança Surda como Sujeito do Olhar: Infância e Surdez nas Pesquisas em Educação. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2023, vol.29, e0154.  Epub 20-Nov-2023. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702023v29e0154.

O objetivo deste texto é debater como infância, criança, surdez e experiência visual têm se configurado como temas investigativos na Educação, detendo-se em uma análise sobre o olhar das crianças surdas e como sua experiência visual produz e é produzida pelo olhar. Realizou-se um levantamento bibliográfico no Banco de Theses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e nos trabalhos aprovados nas reuniões nacionais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) – GT Educação Especial, tendo como vetor decisivo pesquisas que tinham a infância e/ou a criança surda como temas centrais. Na análise das 23 pesquisas encontradas, verificaram-se três recorrências: a criança ou a infância surda como conceitos abrangentes, pouco abordados em suas singularidades; a experiência visual da criança surda assumida como secundária à aquisição, seja de outras linguagens (como, por exemplo, a escrita), seja da Língua Brasileira de Sinais (Libras), portanto, como experiência suplementar; o conceito de aprendizagem da criança surda vinculado à imagem como recurso didático. Com base nisso, percorreram-se pesquisas e trabalhos que rompem com essas recorrências e, assim, indicam caminhos para a construção de uma agenda de pesquisa sobre criança e infância surda.

Palabras clave : Infância surda; Criança surda; Experiência visual; Surdez.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )