SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29A Criança Surda como Sujeito do Olhar: Infância e Surdez nas Pesquisas em EducaçãoEfeitos da Pandemia de Covid-19 na Educação de Indivíduos com Transtorno do Espectro do Autismo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Especial

versión impresa ISSN 1413-6538versión On-line ISSN 1980-5470

Resumen

MELO, Bruno Bastos Vieira de; SILVEIRA-MAIA, Mónica  y  RIBEIRO, Sandra Barbosa. Programas Integrais de Educação Financeira para Pessoas com Incapacidade: uma Revisão de Literatura. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2023, vol.29, e0222.  Epub 20-Jul-2023. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702023v29e0222.

A literacia financeira tem sido reconhecida mundialmente como uma forma de responder a desigualdades sociais no acesso ao trabalho, controlo financeiro e educação, principalmente em grupos vulneráveis. As pessoas com incapacidade, principalmente intelectual e desenvolvimental, enfrentam barreiras adicionais no acesso a oportunidades para a aprendizagem de competências financeiras. A bibliografia é extensa e estende-se por décadas, mas não resulta na mesma proporção em programas completos, baseados na evidência, e que estejam disponíveis. No nosso conhecimento, não existe uma revisão detalhada direcionada para as lacunas desta evidência. Realizamos uma revisão do tipo Scoping Review para identificar os objectivos, conteúdos, abordagens, lacunas e limitações de programas integrais para a Educação Financeira dirigidos a jovens e adultos com Incapacidade. Foram selecionadas sete publicações que cumpriam os critérios de inclusão, designadamente a implementação de programas que englobassem um espectro multidimensional de competências. A selecção e a categorização dos conteúdos dos programas foram conduzidos independentemente por três investigadores. Os resultados sugerem que o uso de dinheiro e as transacções constituem os conteúdos mais abordados nos programas. Parece ser necessário um maior enfoque nas competências de autodeterminação para apoiar tomadas de decisão e autoadvocacia na vida financeira. As abordagens baseadas no Desenho Universal para a Aprendizagem, a Aprendizagem Baseada em Problemas e o uso combinado de aprendizagem em contexto simulado e real foram identificadas como estratégias fundamentais. As lacunas e as orientações para o futuro incluem a necessidade de ampliar o número de estudos que implementem e avaliem programas assentes na natureza multidimensional das competências financeiras e no seu papel crítico na inclusão social de pessoas com incapacidade.

Palabras clave : Educação Especial; Inclusão Social; Autonomia da Gestão Financeira; Pessoa com Incapacidade Intelectual; Dinheiro.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )