SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29EDUCATIONAL INCLUSION IN HIGHER EDUCATION: A SYSTEMATIC REVIEWINTERVIEW WITH PROFESSOR MARIA AMéLIA ALMEIDA: PATHWAYS TO SPECIAL EDUCATION AND INTELLECTUAL DISABILITY IN BRAZIL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Especial

Print version ISSN 1413-6538On-line version ISSN 1980-5470

Abstract

BAPTISTA, Claudio Roberto; FREITAS, Cláudia Rodrigues de  and  ZAGHI, Maria Luisa. UM DIÁLOGO COM ANDREA CANEVARO. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2023, vol.29, e0202.  Epub May 15, 2023. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702023v29e0202.

Esta entrevista tem como objetivo compartilhar as reflexões de Andrea Canevaro, um estudioso considerado o principal acadêmico que se dedicou à Educação Especial e à inclusão escolar na Itália, nos últimos 40 anos, com trabalho que se desdobra em muitos outros países, o qual contempla atividades de formação de profissionais, coordenação de projetos e assessoria a órgãos públicos no campo educacional. Por meio de um diálogo, procurou-se dar destaque às dimensões históricas e aos desafios atuais concernentes às políticas de inclusão escolar, às mudanças na organização dos serviços e ao avanço de novas perspectivas na compreensão de fenômenos como a deficiência. A análise procura colocar em evidência dinâmicas que favoreceram as transformações na organização dos serviços e a criação de novas alternativas no campo pedagógico.

Keywords : Educação Especial; Inclusão escolar; Políticas de inclusão; Itália; Formação de professores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )