SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29LA INCLUSIÓN EDUCATIVA EN EL NIVEL SUPERIOR: UNA REVISIÓN SISTEMÁTICA1ENTREVISTA COM A PROFESSORA MARIA AMÉLIA ALMEIDA: CAMINHOS PA RA A EDUCAÇÃO ESPECIAL E A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO BRASIL1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538versão On-line ISSN 1980-5470

Resumo

BAPTISTA, Claudio Roberto; FREITAS, Cláudia Rodrigues de  e  ZAGHI, Maria Luisa. UM DIÁLOGO COM ANDREA CANEVARO. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2023, vol.29, e0202.  Epub 15-Maio-2023. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702023v29e0202.

Esta entrevista tem como objetivo compartilhar as reflexões de Andrea Canevaro, um estudioso considerado o principal acadêmico que se dedicou à Educação Especial e à inclusão escolar na Itália, nos últimos 40 anos, com trabalho que se desdobra em muitos outros países, o qual contempla atividades de formação de profissionais, coordenação de projetos e assessoria a órgãos públicos no campo educacional. Por meio de um diálogo, procurou-se dar destaque às dimensões históricas e aos desafios atuais concernentes às políticas de inclusão escolar, às mudanças na organização dos serviços e ao avanço de novas perspectivas na compreensão de fenômenos como a deficiência. A análise procura colocar em evidência dinâmicas que favoreceram as transformações na organização dos serviços e a criação de novas alternativas no campo pedagógico.

Palavras-chave : Educação Especial; Inclusão escolar; Políticas de inclusão; Itália; Formação de professores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )