SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29ENTREVISTA COM A PROFESSORA MÔNICA DE CARVALHO MAGALHÃES KASSAR: POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538versão On-line ISSN 1980-5470

Resumo

LOPES, Maura Corcini; MENEZES, Eliana da Costa Pereira de  e  GRAFF, Patrícia. ENTREVISTA COM A PROFESSORA MAURA CORCINI LOPES: A PRODUÇÃO DO SER SURDO NA EXPERIÊNCIA DA EDUCAÇÃO. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2023, vol.29, e0237.  Epub 15-Maio-2023. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702023v29e0237.

Ao longo da presente entrevista, a Professora Maura Corcini Lopes, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, desenvolve um conjunto de análises relativas à educação de surdos, a partir de uma retomada dos artigos publicados na Revista Brasileira de Educação Especial sobre a educação de surdos, ao longo das três décadas de existência desse periódico. Ela convida o leitor a refletir sobre os tipos de saberes produzidos sobre a surdez e as formas como os sujeitos com surdez foram sendo narrados nesse período. Ao voltar a olhar para os últimos 30 anos de proposição de políticas educacionais no Brasil, a Professora Maura problematiza os efeitos dessas políticas na organização de práticas escolares destinados aos alunos surdos e na forma como a sociedade se relaciona com a diferença, pós-políticas de inclusão.

Palavras-chave : Surdez; Diferença; Educação; Experiência; Inclusão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )