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Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538versão On-line ISSN 1980-5470

Resumo

SILVA, Simone Aparecida dos Santos; MAIA, Hélio José Santos  e  PEDROZA, Regina Lúcia Sucupira. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE SURDOS: UMA DECOLONIALIDADE POSSÍVEL CONTRA A COLONIALIDADE DE PODER LINGUÍSTICO. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2024, vol.30, e0156.  Epub 27-Jun-2024. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702024v30e0156.

Faz-se importante discutir a história da Educação de Surdos a partir de narrativas questionadoras da colonialidade de poder linguístico imposta a esses sujeitos. Como hipótese, tem-se que o ouvintismo impactou negativamente a historicidade do povo surdo, subjulgando seu processo educacional. Nesse viés, o presente estudo teve por objetivo investigar caminhos decoloniais para refletir a colonialidade de poder que afeta o povo surdo em sua forma de narrar sua história educacional e seu direito linguístico. Como viés metodológico, fez-se uso da abordagem qualitativa, norteada por investigação bibliográfica com revisão de literatura sobre a história da Educação de Surdos, partindo de uma práxis decolonial. Assim, ratificou-se a suspeita da imposição dos ouvintes, como maioria linguística, que domina, via colonialidade do poder linguístico, a história e o presente da educação do povo surdo, por meio da desvalorização de sua cultura, identidade e língua. Concluiu-se que há necessidade de busca ativa de processos decoloniais.

Palavras-chave : História da Educação; Educação de surdos; Libras; Colonialidade; Decolonialidade.

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