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Revista Brasileira de Educação Especial
versão impressa ISSN 1413-6538versão On-line ISSN 1980-5470
Resumo
DOMAGAŁA-ZYŚK, Ewa e BYRA, Stanisława. ATITUDES DOS ESTUDANTES UNIVERSITáRIOS EM RELAÇÃO àS PESSOAS COM DEFICIêNCIA: O TIPO, A EXPOSIÇãO E A NECESSIDADE DE APROVAÇÃO SOCIAL IMPORTAM?. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2024, vol.30, e0173. Epub 27-Jun-2024. ISSN 1980-5470. https://doi.org/10.1590/1980-54702024v30e0173.
Este estudo teve como objetivo explorar as atitudes multidimensionais de estudantes universitários em relação a pessoas com deficiência motora, intelectual e sensorial (visão e audição). Foram discutidas três variáveis: tipo de deficiência, exposição a pessoas com deficiência e necessidade de aprovação social. Este estudo incluiu 712 estudantes universitários. Os resultados confirmaram que as atitudes mais negativas foram as em relação às pessoas com deficiência intelectual e as atitudes mais positivas em relação às pessoas com deficiência motora em todas as dimensões: cognitiva, emocional e social. O tipo de exposição às pessoas com deficiência foi significativo, e as atitudes mais positivas foram observadas quando os entrevistados tinham um amigo com deficiência. A hipótese sobre a correlação entre a necessidade de aprovação social e as atitudes dos estudantes em relação às pessoas com deficiência foi apenas parcialmente confirmada.
Palavras-chave : Deficiência; Atitudes; Aprovação social; Multidimensional; Surdo; Cego; Deficiência motora; Deficiência intelectual; Estudantes universitários.