SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30VALIDAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: VERSÃO PARA PROFESSORES E ALUNOS1,VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA MÃES E PAIS COM DEFICIêNCIA VISUAL: ENFOQUE NA INTRODUÇÃO ALIMENTAR DO LACTENTE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538versão On-line ISSN 1980-5470

Resumo

DOMAGAŁA-ZYŚK, Ewa  e  BYRA, Stanisława. ATITUDES DOS ESTUDANTES UNIVERSITáRIOS EM RELAÇÃO àS PESSOAS COM DEFICIêNCIA: O TIPO, A EXPOSIÇãO E A NECESSIDADE DE APROVAÇÃO SOCIAL IMPORTAM?. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2024, vol.30, e0173.  Epub 27-Jun-2024. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702024v30e0173.

Este estudo teve como objetivo explorar as atitudes multidimensionais de estudantes universitários em relação a pessoas com deficiência motora, intelectual e sensorial (visão e audição). Foram discutidas três variáveis: tipo de deficiência, exposição a pessoas com deficiência e necessidade de aprovação social. Este estudo incluiu 712 estudantes universitários. Os resultados confirmaram que as atitudes mais negativas foram as em relação às pessoas com deficiência intelectual e as atitudes mais positivas em relação às pessoas com deficiência motora em todas as dimensões: cognitiva, emocional e social. O tipo de exposição às pessoas com deficiência foi significativo, e as atitudes mais positivas foram observadas quando os entrevistados tinham um amigo com deficiência. A hipótese sobre a correlação entre a necessidade de aprovação social e as atitudes dos estudantes em relação às pessoas com deficiência foi apenas parcialmente confirmada.

Palavras-chave : Deficiência; Atitudes; Aprovação social; Multidimensional; Surdo; Cego; Deficiência motora; Deficiência intelectual; Estudantes universitários.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )