SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30ATITUDES DOS ESTUDANTES UNIVERSITáRIOS EM RELAÇÃO àS PESSOAS COM DEFICIêNCIA: O TIPO, A EXPOSIÇãO E A NECESSIDADE DE APROVAÇÃO SOCIAL IMPORTAM?Escala de Identificação de Precocidade e Indicadores de Altas Habilidades/Superdotação, Versão Educação Infantil (EIPIAHS-EI) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538versão On-line ISSN 1980-5470

Resumo

ROSCOCHE, Kariane Gomes Cezario; OLIVEIRA, Paula Marciana Pinheiro de; GRIMALDI, Monaliza Ribeiro Mariano  e  AGUIAR, Adriana Sousa Carvalho de. VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA MÃES E PAIS COM DEFICIêNCIA VISUAL: ENFOQUE NA INTRODUÇÃO ALIMENTAR DO LACTENTE. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2024, vol.30, e0998.  Epub 27-Jun-2024. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702024v30e0998.

Mães e pais com deficiência visual podem ter dificuldades na introdução alimentar de seus filhos. Desse modo, foi desenvolvida uma Tecnologia Assistiva (TA) sobre essa temática. Objetivou-se, assim, validar a TA sobre introdução alimentar do lactente. Trata-se de um estudo metodológico conforme adaptação do modelo de Pasquali (2010). A TA foi previamente construída e avaliada por especialistas e por um teste piloto com a população meta. O presente estudo contemplou o polo empírico, por meio do qual a TA foi avaliada por um novo e amplo grupo de mães e pais. Todos responderam a um instrumento em formato de escala do tipo Lickert a respeito do conteúdo, dos aspectos pedagógicos e da acessibilidade da TA. Outrossim, o estudo contemplou o polo analítico por meio da análise estatística dos dados. Respeitaram-se os aspectos éticos de pesquisas envolvendo seres humanos. Participaram 89 mães e pais, principalmente mulheres (53,9%), com deficiência visual congênita (55,1%), com idade média de 37,91 anos, não casados (52,8%), com ensino médio (60,7%) e exercendo atividade remunerada (56,2%). Dentre os tópicos da tecnologia, todos apresentaram médias favoráveis, sendo melhor avaliado o conteúdo (91,1±11,7), seguido de acesso online (84,4±18,9) e aspectos pedagógicos (82,9±15,9). A TA é meio válido de disseminação de informações a mães e pais com deficiência visual.

Palavras-chave : Deficiência visual; Cuidados parentais; Tecnologia Assistiva.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )