SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30La Tecnología Educativa como Herramienta Inclusiva para los Estudiantes con Discapacidad: Experiencias de Profesores Universitarios EspañolesNeurodiversidade na Vida Acadêmica de uma Estudante de Medicina com Transtorno do Espectro Autista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Especial

versão impressa ISSN 1413-6538versão On-line ISSN 1980-5470

Resumo

CARVALHO, Amanda Gabriele Cruz; MIRANDA, Ana Carolina Arruda  e  SCHMIDT, Andréia. Práticas Educacionais Inclusivas na Educação Infantil: Estudo Observacional. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2024, vol.30, e0187.  Epub 26-Set-2024. ISSN 1980-5470.  https://doi.org/10.1590/1980-54702024v30e0187.

O ensino inclusivo é um desafio para a Educação Básica, até mesmo para a Educação Infantil. O movimento das práticas baseadas em evidências vem ganhando destaque na educação como um caminho para proporcionar educação de qualidade para todos, inclusive para crianças com necessidades educacionais especiais (NEE). Assim sendo, o objetivo desta pesquisa foi verificar, em uma amostra de cinco professoras da Educação Infantil, se suas práticas cotidianas incluem práticas recomendadas pela literatura para promover a inclusão de crianças com NEE. Foram filmadas 14 atividades conduzidas pelas professoras com as cinco turmas, que incluíam nove crianças com NEE. Para cada filmagem, foi feito um registro de ocorrência de uma lista prédefinida de 29 práticas educativas inclusivas, dirigidas para a classe como um todo, ou para as crianças com NEE especificamente. Houve maior percentagem de ocorrências das práticas para a classe como um todo do que para as crianças com NEE, mas essas percentagens foram baixas para ambos os grupos. Para as crianças com NEE, apenas as “Práticas durante as atividades em geral” se destacaram. Verificou-se que as professoras empregam práticas baseadas em evidências, mas têm dificuldades em identificar quando e com quem utilizá-las. São discutidas barreiras para a inclusão e fragilidades na formação do professor para atender crianças com NEE na Educação Infantil.

Palavras-chave : Educação Infantil; Educação Especial; Práticas educativas; Aluno com necessidades especiais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )