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Revista Brasileira de Educação Especial
versão impressa ISSN 1413-6538versão On-line ISSN 1980-5470
Resumo
TRINDADE, Fanny Aparecida Condé TEIXEIRA DA; OLIVEIRA, Cláudia Eliza Patrocínio de; ROMARCO, Evanize Kelli Siviero e PEREIRA, Eveline Torres. DIÁLOGO ENTRE DANÇA E DEFICIÊNCIA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2024, vol.30, e0073. Epub 27-Jun-2024. ISSN 1980-5470. https://doi.org/10.1590/1980-54702024v30e0073.
A dança vem conquistando novos espaços, trazendo o corpo e o movimento humano em evidência. Nos anos de 1980, a interface “dança e deficiência” começou a compor as pesquisas nacionais, alcançando a perspectiva educacional. Diante da vasta possibilidade de pesquisas mediadas por essa temática, este estudo teve como objetivo refletir acerca dos artigos que responderam ao seguinte questionamento norteador: Como a literatura tem abordado a temática “dança” no contexto da deficiência? Realizou-se uma revisão integrativa a partir das seguintes bases: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) e Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Periódicos CAPES), sem delimitação de ano de publicação. Os 20 estudos selecionados para a amostra final demonstraram um maior número de publicações nas áreas de Educação Física, Educação e Artes. As modalidades mais mencionadas foram: dança educativa, dança esportiva em cadeira de rodas e dança contemporânea. Assim, buscou-se conhecer os caminhos que vêm sendo percorridos por meio dessa interface, que, apesar de ainda pouco explorada, demonstra grande potencial transformador, enfatizando a dança como um elemento capaz de abarcar todos os corpos, em suas mais diversas nuances.
Palavras-chave : Dança; Deficiência; Práticas corporais; Dança educativa; Literatura científica.