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Revista Brasileira de Educação Especial
versão impressa ISSN 1413-6538versão On-line ISSN 1980-5470
Resumo
KOSARETSKY, Sergey; MIKAYILOVA, Ulviyya e IVANOV, Ivan. Soviética, Global e Local: Políticas de Inclusão na Educação Escolar no Azerbaijão e na Rússia. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2024, vol.30, e0103. Epub 26-Set-2024. ISSN 1980-5470. https://doi.org/10.1590/1980-54702024v30e0103.
Neste artigo, é revelado um quadro específico da formação da educação inclusiva nos países da antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), utilizando o caso do Azerbaijão e da Rússia. Os processos de desmantelamento do sistema de educação especial soviético e de implementação de princípios globais de inclusão educativa foram válidos para ambos os países. Argumenta-se que, durante a implementação das reformas, ambos os países enfrentaram barreiras culturais e organizacionais semelhantes. Ao mesmo tempo, as especificidades culturais e políticas dos estados manifestaram-se em certas formas de superar essas contradições. Documentam-se as tentativas atualizadas dos países de construir sistemas nacionais globais, nos quais elementos soviéticos, globais e locais estão interligados. As conquistas e os problemas atuais são discutidos.
Palavras-chave : Inclusão; Equidade educativa; Crianças com Necessidades Educativas Especiais; Estudos pós-soviéticos; Política educativa.