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Revista Brasileira de Educação Especial
versão impressa ISSN 1413-6538versão On-line ISSN 1980-5470
Resumo
URBAN, Michael. Obstáculos Estruturais e Funcionais na Criação de Escolas Inclusivas: o Caso do Sistema Alemão. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2024, vol.30, e0185. Epub 26-Set-2024. ISSN 1980-5470. https://doi.org/10.1590/1980-54702024v30e0185.
O presente ensaio visa identificar estruturas e obstáculos funcionais que se opõem à criação de um sistema escolar inclusivo. Essas reflexões serão tecidas tendo como exemplo o sistema alemão. Sua relevância, porém, se estende para além do contexto da Alemanha, já que desdobramentos e problemáticas parecidos podem ser encontrados em todos os sistemas escolares, o que tem por consequência a emergência de outras reflexões fundamentais, referentes à relação entre inovação, transformação e propensão à persistência de estruturas e de formatos procedimentais já diferenciados nas escolas.
Palavras-chave : Educação Especial; Inclusão; Transformação; Sistema educacional alemão.