SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.02 issue03Calidad y evaluación de la educación superior en los documentos de la UNESCOAvaliação institucional: objetivos e critérios author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Print version ISSN 1414-4077

Abstract

MARQUES, Waldemar. O quantitativo e o qualitativo na pesquisa educacional. Avaliação (Campinas) [online]. 1997, vol.02, n.03, pp.19-23. ISSN 1414-4077.

Este artigo discute a questão do quantitativo e do qualitativo na pesquisa educacional. Apresenta como esta questão vem sendo discutida desde a década de cinqüenta, nas Ciências Sociais e, mais recentemente, na pesquisa educacional no Brasil. Nesta trajetória, o artigo assinala que a abordagem quantitativa e a qualitativa não são dicotômicas ou antagônicas, nem que uma apresenta qualidades superiores à outra. Argumenta - se que são complementares e que suas possíveis diferenças se referem, freqüentemente, à natureza e tipos de problemas que são pesquisados. Além disso, destaca ainda a importância e atualidade desta questão, pois os efeitos da pesquisa  ultrapassam em muito os limites da Universidade, penetrando o interior das organizações em geral e da escola em particular, tendo em vista os objetivos da avaliação institucional.

Keywords : Pesquisa; Educação; Quantitativo; Qualitativo; Avaliação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )