SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.02 número03Avaliação institucional na universidade públicaPrograma de avaliação institucional da Universidade Federal de Santa Catarina: fala o ex-aluno índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077

Resumen

GOERGEN, Pedro. A avaliação universitária na perspectiva da pós-modernidade. Avaliação (Campinas) [online]. 1997, vol.02, n.03, pp.53-65. ISSN 1414-4077.

O texto trata da crise dos pressupostos iluministas da universidade e do significado desta crise para a avaliação. A universidade é tributária dos princípios modernos da Razão e do Estado que inspiraram, respectivamente, o modelo alemão e francês de universidade. Razão e Estado são dois conceitos que, no contexto das tendências globalizantes da economia e da reação pós-modernista ao imperialismo racionalista moderno, estão sendo seriamente questionados. Pretende-se mostrar que esta desestabilização afeta a universidade em seus alicerces, implicando na necessidade de se repensar a instituição do ponto de vista epistêmico na produção e ensino de conhecimentos. Este repensar radicaliza e amplia o processo avaliativo que, além da avaliação dos aspectos performáticos da universidade, deve incluir na sua agenda a avaliação da instituição enquanto tal, indagando sobre seu sentido e função no próximo milênio, no novo cenário que se anuncia.

Palabras clave : Avaliação; Universidade; Estado; Razão; Modernidade; Pós-Modernismo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )