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Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

GOERGEN, Pedro. A avaliação universitária na perspectiva da pós-modernidade. Avaliação (Campinas) [online]. 1997, vol.02, n.03, pp.53-65. ISSN 1414-4077.

O texto trata da crise dos pressupostos iluministas da universidade e do significado desta crise para a avaliação. A universidade é tributária dos princípios modernos da Razão e do Estado que inspiraram, respectivamente, o modelo alemão e francês de universidade. Razão e Estado são dois conceitos que, no contexto das tendências globalizantes da economia e da reação pós-modernista ao imperialismo racionalista moderno, estão sendo seriamente questionados. Pretende-se mostrar que esta desestabilização afeta a universidade em seus alicerces, implicando na necessidade de se repensar a instituição do ponto de vista epistêmico na produção e ensino de conhecimentos. Este repensar radicaliza e amplia o processo avaliativo que, além da avaliação dos aspectos performáticos da universidade, deve incluir na sua agenda a avaliação da instituição enquanto tal, indagando sobre seu sentido e função no próximo milênio, no novo cenário que se anuncia.

Palavras-chave : Avaliação; Universidade; Estado; Razão; Modernidade; Pós-Modernismo.

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