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Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077

Resumen

TRINDADE, Hélgio. Um retrato da educação superior frente a estratégia do governo. Avaliação (Campinas) [online]. 1997, vol.02, n.04, pp.49-55. ISSN 1414-4077.

O artigo analisa os principais paradoxos da educação superior brasileira e, numa perspectiva internacional, discute as questões políticas e acadêmicas subjacentes ao projeto de emenda constitucional do governo (PEC-370) que propõe a "autonomia plena" para as universidades públicas federais. O argumento central é de que, para além da autonomia, o que está em jogo são as novas relações entre Estado, universidades e seu financiamento e que, neste novo contexto, o governo definiu sua estratégia global para o ensino superior como um todo: congelar a expansão do sistema público federal e apostar na qualificação do sistema privado.

Palabras clave : Estado; Autonomia; Financiamento; Universidades Públicas e Privadas.

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