SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.03 número03Avaliação institucional e teoria das representações sociaisInovações nos exames vestibulares: em direção à transformação e à equidade. (Avaliação após onze anos de experiências) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077

Resumen

MICHELOTTO, Regina Mana. A avaliação da universidade italiana. Avaliação (Campinas) [online]. 1998, vol.03, n.03, pp.37-50. ISSN 1414-4077.

O acirramento do processo de avaliação das universidades, mormente o das públicas, instigado localmente, mas também por organismos internacionais, é fruto das mudanças que sofrem as sociedades capitalistas e afeta não apenas países periféricos, mas também os que atingiram o Estado de Bem-Estar Social, como a Itália. O debate em tomo da universidade italiana, intenso nesse momento, é ilustrativo. Presencia-se o advento de uma grande reforma no modelo criado em 1969 e conhecido como "Universidade Aberta" ou "de Massa" que, por não contar com um prévio exame de seleção, é considerado por muitos como democrático. O rico teor das discussões a respeito, bem como algumas alternativas propostas, muitas vezes contraditórias constituem o tema do presente texto, que se apóia, principalmente nas palavras dos debatedores.

Palabras clave : Universidade Democrática; Avaliação Universitária; Altos Índices de Abandono; Autonomia; Privatização.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )