SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.03 número03  suppl.01Aspectos do modelo de educação superior dos EEUUAs polêmicas visões da autonomia universitária índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

AMARAL, Nelson Cardoso. O perfil sócio-econômico dos alunos de graduação e o financiamento das IFES: Dez argumentos a favor da gratuidade. Avaliação (Campinas) [online]. 1998, vol.03, n.03, suppl.01, pp.15-24. ISSN 1414-4077.

A ausência de taxas no sistema público de educação superior do Brasil é um tema recorrente nas discussões a respeito de fontes alternativas de financiamento da educação nacional. O BIRD proclama que as universidades deveriam arrecadar um total equivalente a 30% de seu orçamento de fontes não-governamentais. Um estudo desenvolvido entre alunos de graduação das instituições federais de educação superior mostra que para atingirmos a meta do BIRD, atravé6s da cobrança exclusiva de taxas acadêmicas, uma família precisaria gastar aproximadamente 22% de sua receita para sustentar um estudante. O trabalho também apresenta dez argumentos contra a cobrança de taxas - argumentos presentes em declarações de autoridades políticas e educacionais.

Palavras-chave : Taxas Acadêmicas; Renda Familiar; Orçamento das Universidades.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )