SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.04 issue03Análise teórico-política do Exame Nacional de CursosA GED e o movimento docente: balanço e perspectivas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Print version ISSN 1414-4077

Abstract

DIAS SOBRINHO, José. Exames gerais, provão e avaliação educativa. Avaliação (Campinas) [online]. 1999, vol.04, n.03, pp.27-50. ISSN 1414-4077.

O texto discute a matriz teórica e ideológica dos exames gerais. Critica principalmente o modo tecnológico de avaliação e seus efeitos na educação e na sociedade. Como instrumento de uma determinada concepção de sociedade e de educação, esse tipo de avaliação tem função central nas reformas da educação, sobretudo nos períodos de crises econômicas e sociais. O Exame Nacional de Cursos (provão) é discutido como uma modalidade dessa matriz geral, não do ponto de vista técnico, mas sobretudo na perspectiva política e pedagógica. Finalmente, o texto apresenta algumas características de uma avaliação educativa, em que a avaliação está comprometida com os princípios da participação ativa dos agentes educativos e da construção coletiva das instituições e da sociedade.

Keywords : Exames Gerais; Modo Tecnológico de Avaliação; Avaliação do Ensino Superior; Avaliação Educativa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )