SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.04 número04La dimensión europea en la evaluación de la calidad de la educación superior: hacia una ideología mundial de la calidad vía transferencia internacional? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

CUNHA, Maria Isabel da. A avaliação da aprendizagem no ensino superior. Avaliação (Campinas) [online]. 1999, vol.04, n.04, pp.07-13. ISSN 1414-4077.

O texto se propõe a fazer uma reflexão sobre a avaliação do ensino na universidade, seus condicionantes e impasses. Neste intento resgata questões pedagógicas, epistemológicas e referentes à estrutura de poder presentes na sociedade e no ensino superior. Defende a avaliação como parte de um processo que está exigindo rupturas com as formas tradicionais do ensinar e do aprender. Estabelece relações entre a possibilidade de uma avaliação de ensino na perspectiva emancipatória com os formatos avaliativos instrucionais defendidos pelo Estado brasileiro que caminham na direção da lógica do controle e da produtividade.

Palavras-chave : Avaliação; Universidade; Ensino Superior.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )