SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.04 número04A auto-avaliação na prática pedagógicaA avaliação institucional: um processo permanente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077

Resumen

SANTOS, Adilson Pereira dos. Diagnóstico do fluxo de estudantes nos cursos de graduação da UFOP: retenção, diplomação e evasão. Avaliação (Campinas) [online]. 1999, vol.04, n.04, pp.55-66. ISSN 1414-4077.

O artigo apresenta os resultados de pesquisa realizada na Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, acerca do fluxo de estudantes nos seus cursos de graduação. O estudo se insere no conjunto das preocupações que recentemente vêm mobilizando as Instituições de Ensino Superior - IES, no que se refere a avaliação institucional. Tal pesquisa objetivou: * identificar os pontos de sucesso e críticos dos índices de diplomação, retenção e evasão; * traçar a tendência dos indicadores de diplomação, retenção e evasão; * subsidiar os Colegiados de Cursos e demais envolvidos com a dinâmica do ensino de graduação, na avaliação de seus projetos políticos pedagógicos. Entre outros aspectos, a pesquisa constatou que os indicadores estudados apresentam um comportamento específico em cada um dos cursos; observou ainda, que a evasão se manifesta indistintamente em todos os cursos, através de graus distintos.

Palabras clave : Avaliação Institucional; Fluxo de Estudantes; Retenção; Diplomação; Evasão.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )