SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.05 número02La evaluación institucional de la Universidad Central de Venezuela (U.C.V.): su fundamentación teórica y procedimental, alcances, logros y limitaciones índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

SGUISSARDI, Valdemar. O desafio da educação superior no Brasil: quais são as perspectivas?. Avaliação (Campinas) [online]. 2000, vol.05, n.02, pp.07-24. ISSN 1414-4077.

Este texto visou compreender as reformas pontuais da educação superior no país que estão sendo implementadas oficia1mente nos anos recentes, seja sob pressão dos ajustes do capitalismo global, da mundialização do capital ou do "deus" mercado, seja em grande sintonia com esses ajustes. Para tanto, examinam-se algumas das principais contradições do sistema de educação superior do país e exigências que se lhe fazem; identificam-se e discutem-se as medidas centrais dessa reforma implementadas ou projetadas; questionam-se suas características/categorias básicas, relacionando-as com as mudanças na produção e com a reforma do Estado; e mostram-se alguns dos principais desafios que se põem para um sistema que: deveria ser concebido como um sistema público, democrático e autônomo, assim como algumas perspectivas que é possível entrever diante dos elementos estruturais e conjunturais que: constituem a realidade da crise atual.

Palavras-chave : Educação Superior; Reformas da Educação Superior; Reforma do Estado; Desafios e Perspectivas; Avaliação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )