SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.05 número02Calma, que o "Provão" é manso!Modelo institucional de avaliação da extensão: parâmetros e indicadores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

SIQUEIRA, Angela C. de. Censo do ensino superior 98: uma breve análise da questão do público e do privado. Avaliação (Campinas) [online]. 2000, vol.05, n.02, pp.61-66. ISSN 1414-4077.

O resumo do Censo do Ensino Superior de 1998 divulgado à imprensa pelo governo federal em junho de 1999 sugere uma maior eficiência do setor privado. A análise imediata da compilação de dados globais contida no documento indica que as instituições privadas atendem a maioria dos alunos de graduação (62%) e apresentam uma relação mais elevada de professores e funcionários por vagas do que as instituições públicas. O presente artigo utiliza dados do próprio censo (não presentes no resumo entregue à mídia) e de censos anteriores, assim como informações do censo da pós graduação para contestar essa suposta maior eficácia ou bom desempenho do setor privado. Os cinco argumentos básicos são: 1) Ao contrário das instituições privadas, docentes e funcionários do setor público não se dedicam exclusivamente ao ensino de graduação, pois estas instituições prestam outros tipos de serviço à comunidade (como hospitais universitários, orquestras, laboratórios, etc), além de serem responsáveis por pesquisas; 2) As instituições públicas oferecem a quase totalidade dos cursos de pós-graduação stricto sensu (91%), que demandam mais recursos, pessoal com alta mais alta qualificação e atendimento mais individualizado; 3) As instituições particulares contêm uma maior concentração de alunos e cursos na área de Ciências Sociais Aplicadas, com custos de instalação e manutenção mais baixos; 4) As instituições estaduais e federais expandiram suas matriculas significativamente nos últimos 10 anos, com uma expansão docente inferior ao das instituições privadas; 5) As instituições públicas federais se constituem em instâncias importantes para o processo de desconcentração do saber e atendimento das necessidades das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e desenvolvimento de pesquisas consideradas não lucrativas, mas básicas para a preservação cultural e desenvolvimento de soluções calcadas nas características regionais.

Palavras-chave : Ensino Superior; Indicadores de Eficiência; Público e Privado; Censo Educacional; Desempenho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )