SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.05 issue03Revisión histórica del proceso de renovación en la Universidad VenezolanaMudanças e resistências na construção da cultura da avaliação institucional author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Print version ISSN 1414-4077

Abstract

NOE, Alberto. A relação educação e sociedade os fatores sociais que intervêm no processo educativo. Avaliação (Campinas) [online]. 2000, vol.05, n.03, pp.21-26. ISSN 1414-4077.

O artigo analisa a trajetória sociológica dos diferentes desenvolvimentos teóricos, clássicos e contemporâneos, sobre a questão Educação e Sociedade. Examina as articulações existentes entre as proposições sobre a Educação e os postulados teóricos globais dos quais emergem. Delimita o conceito de Educação e as funções do processo educacional no interior da sociedade com o objetivo de conhecer quais são os fatores sociais que intervêm nos processos educativos. Na primeira parte, descreve os principais tópicos dos clássicos da Sociologia, delimitando o exame a determinados postulados básicos. Na segunda parte analisa as questões mais relevantes das diversas correntes contemporâneas.

Keywords : Sociologia da Educação; Educação e Sociedade; Conceito de Educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )