SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.05 número03A relação educação e sociedade os fatores sociais que intervêm no processo educativoA abordagem etnográfica para o estudo da avaliação do rendimento acadêmico em curso de pós-graduação em ciências agronômicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

DAVOK, Delsi Fries  e  RISTOFF, Dilvo I.. Mudanças e resistências na construção da cultura da avaliação institucional. Avaliação (Campinas) [online]. 2000, vol.05, n.03, pp.27-36. ISSN 1414-4077.

O estudo objetiva verificar em que medida podem ser identificadas tendências de mudanças nos comportamentos dos grupos de professores e alunos dos cursos de graduação da UFSC, em relação ao processo de ensino-aprendizagem, a partir do processo de auto-avaliação docente (AD) e de avaliação do docente pelo discente (ADD). Os resultados da pesquisa revelam que, (1) não obstante uma constância nas avaliações positivas das variáveis, ouve em algumas delas redução no grau expresso de satisfação de professores e alunos; (2) há uma fragilidade na cultura da avaliação da Instituição; (3) existe uma cobrança da comunidade acadêmica para que os resultados das avaliações sejam divulgados e sejam utilizados para apoiar as decisões de mudanças; (4) professores e alunos têm perspectivas diferentes de apreciação dos mesmos aspectos; e (5) existe a necessidade de se realizar uma re-avaliação dos projetos da AD e da ADD.

Palavras-chave : Avaliação Institucional; Programa de Avaliação Institucional da UFSC (PAIUFSC); Auto-Avaliação Docente; Avaliação do Docente pelo Discente; Cultura da Avaliação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )