SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.05 número04Legislação de ensino: há espaço para a liberdade de iniciativa nas instituições de ensino superior? Reflexões sobre as implicações da legislação de ensino na vida acadêmicaEl "Estado Evaluador" de la educación superior en contextos de democracias de "baja intensidad" índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077

Resumen

DOMINGUES, José Luiz  y  OLIVEIRA, João Ferreira de. Concepções e práticas de avaliação da educação superior no governo Fernando Henrique Cardoso. Avaliação (Campinas) [online]. 2000, vol.05, n.04, pp.17-21. ISSN 1414-4077.

O texto analisa as práticas de avaliação implementadas na educação superior no governo Fernando Henrique Cardoso, especialmente nos cursos de graduação, procurando desvelar as concepções de avaliação subjacentes à atual reforma desse nível de ensino. Identifica e discute cinco vertentes de avaliação que explicitam a concepção de currículo orgânica e articulada à uma perspectiva sistêmica, funcionalista e cibernética de avaliação. Apresenta, ainda, um prólogo ao transformar-se essas vertentes em lei, criando, inclusive, uma Agência Nacional de Educação (ANE) para manutenção e desenvolvimento do sistema.

Palabras clave : Avaliação; Sistema; Educação Superior; Modelo Cibernético.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )