SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.05 número04Avaliação de programas educacionais: discutindo padrõesCooperação universitária no Mercosul - a AUGM no Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077

Resumen

BRITO, Márcia Regina F. de et al. Exames nacionais: uma análise do ENEM aplicado à matemática. Avaliação (Campinas) [online]. 2000, vol.05, n.04, pp.45-53. ISSN 1414-4077.

O presente estudo teve como objetivo verificar as relações entre a parte matemática do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio. o raciocínio e o desempenho escolar em Matemática. Os sujeitos foram 338 estudantes do segundo ano do ensino médio, sendo 166 de uma escola da rede estadual de ensino e 172 de uma escola da rede particular do Estado de São Paulo. Foi aplicada a Bateria de raciocínio, BPR-S e uma prova de Matemática feita com as questões de Matemática do ENEM de 1999, composta por doze questões. A prova de Matemática teve quatro versões diferentes: (1) questões fechadas, como a versão original; (2) questões abertas; (3) questões mistas sendo as ímpares abertas e as pares fechadas; e (4) questões mistas. sendo as pares abertas e a ímpares fechadas. Os resultados apontaram o ENEM como um instrumento viável para a avaliação do aluno egresso do ensino médio. O estudo conclui mostrando alguns aspectos que podem ser reformulados, apontando que, apesar de válido, o ENEM, de uma maneira geral, apresenta vários pontos que precisam ser melhorados.

Palabras clave : Habilidades; Competência; Exames Nacionais; ENEM; Solução de Problemas Matemáticos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )