SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 issue01Tormento e paixão pelos caminhos do PAIUBElementos para una renovación explicativa-normativa de las políticas de innovación latinoamericanas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Print version ISSN 1414-4077

Abstract

CARVALHO, Erivanio da Silva. A concepção de educação profissional no Exame Nacional de Cursos. Avaliação (Campinas) [online]. 2001, vol.06, n.01, pp.27-54. ISSN 1414-4077.

O propósito deste trabalho é de entender, nas ações do Governo Federal de avaliar os cursos de graduação, qual a ênfase e sentido que se pretende para a educação de nível superior, do ponto de vista da educação geral e profissional. Implementado em 1996, sob a responsabilidade do MEC, o Exame Nacional de Cursos vem sendo aplicado aos estudantes de último ano de graduação. Objetivamos, por meio da análise dos itens de provas que foram aplicados aos cursos de administração de empresas, engenharia civil e direito (entre 1996 a 2000), saber qual a concepção de educação profissional que este instrumento tem promovido.

Keywords : Educação Profissional; Avaliação Educacional; Concepção de Universidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )