SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 número02Avaliação institucional: a experiência da Universidade Federal do Acre índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

CUNHA, Maria Isabel. Formatos avaliativos e a construção da docência: implicações políticas e pedagógicas!. Avaliação (Campinas) [online]. 2001, vol.06, n.02, pp.07-15. ISSN 1414-4077.

No Brasil, o Ministério da Educação apostou nos processos avaliativos como capazes de trazer resultados positivos para o ensino superior, independente da discussão preliminar de um projeto político pedagógico para este grau de ensino. Esta iniciativa colocou o tema da avaliação na berlinda, ocupando espaços acadêmicos, institucionais e sindicais, incluindo os principais meios de comunicação. Em que pese o fato destes Projetos não explicitarem, com total transparência, a concepção político-pedagógica em que se baseiam, eles trazem, por si sós, concepção filosófica e epistemológica que está incidindo sobre o processo ensino-aprendizagem e sobre a profissionalidade dos docentes do terceiro grau, dando novos contornos à construção da cultura universitária, gestada por professores e alunos. É preciso refletir, de forma mais sistemática e rigorosa, estes processos avaliativos, tentando verificar suas bases de sustentação, tanto numa perspectiva ampla posta no projeto social, quanto nas repercussões para a prática pedagógica, direcionando os currículos, a formação dos estudantes e o papel do professor. As idéias de Santos (1986, 1994, 2000) têm auxiliado a compreensão do tema, discutindo a relação entre emancipação e regulação como forças explicitadoras dos projetos políticos sociais.

Palavras-chave : Formação de Professores; Avaliação Institucional; Universidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )