SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 número04A política de avaliação da educação superior no Brasil em questãoA avaliação da educação superior no contexto das políticas educacionais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077

Resumen

MENEGHEL, Stela M.  y  LAMAR, Adolfo Ramos. Avaliação como construção social: reflexões sobre as políticas de avaliação da educação no Brasil. Avaliação (Campinas) [online]. 2001, vol.06, n.04, pp.17-26. ISSN 1414-4077.

Este texto desenvolve a idéia de avaliação como construção social, pois formulada em situações objetivas e específicas e em um quadro estruturado de valores que a justificam e produzem sentidos. Com base nesta concepção, discute a política de avaliação da educação no Brasil, cujo discurso enfatiza o seu caráter científico ou 'neutro' e sua objetividade e confiabilidade técnica (uma vez produzida por especialistas). Para tanto apresenta, em um primeiro momento, o contexto que introduziu a avaliação no país e seus pressupostos educacionais - formação de mão-de-obra para suprir demandas do setor produtivo e do capital. E discute, em seguida, à luz da complexidade do ato avaliativo, os fundamentos epistemológicos de alguns dos elementos que compõem o discurso e a prática governamental sobre avaliação, ressaltando suas limitações para a educação à medida que restritos ao controle de resultados.

Palabras clave : Políticas Educacionais; Reformas Educativas; Construção Social; Avaliação Objetiva; Formação Humana.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )