SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 número04Avaliação como construção social: reflexões sobre as políticas de avaliação da educação no BrasilAvaliação do ensino superior: as influências na implantação dos sistemas; os casos brasileiro e português índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077

Resumen

ALMEIDA JUNIOR, Vicente de Paula. A avaliação da educação superior no contexto das políticas educacionais. Avaliação (Campinas) [online]. 2001, vol.06, n.04, pp.27-33. ISSN 1414-4077.

Este texto objetiva fazer uma reflexão sobre a avaliação a partir de sua inserção no contexto das políticas sociais e educacionais. A partir da crise do Estado de Bem - estar, com a passagem do Estado Interventor para Avaliador houve, em todo o mundo, um reordenamento das políticas sociais, calcadas no contexto de descentralização do Estado e nos critérios de eficiência e qualidade, complementadas com uma paulatina 'transferência' das responsabilidades estatais para a comunidade. No Brasil, em especial no caso da educação, destaca - se a implementação de programas de controle de resultados da performance de alunos e instituições, bem como incremento de parcerias entre Estado- Sociedade. A avaliação, no seio deste processo, não só tem obtido importância, mas tornou-se elemento essencial na formulação e gestão de políticas no setor.

Palabras clave : Avaliação da Educação Superior; Políticas Sociais; Políticas Educacionais; Estado Avaliador.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )