SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 issue04Evaluación de la docencia universitaria: mitos y realidadesO processo de avaliação com relação ao papel do enfermeiro na unidade de trabalho author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Print version ISSN 1414-4077

Abstract

GOERGEN, Pedro. Ensino superior e formação: elementos para um olhar ampliado de avaliação. Avaliação (Campinas) [online]. 2001, vol.06, n.04, pp.63-76. ISSN 1414-4077.

Este artigo interroga sobre o sentido de ser professor universitário, hoje, tendo em vista as crises em geral e particularmente a crise de identidade da universidade atual, as mudanças paradigmáticas no campo científico e as transformações dos valores na sociedade. No quadro das transformações gerais, e sobretudo levando em conta o predomínio dos valores do mercado, cabe à universidade e aos seus docentes novos papéis que exigem não só ultrapassar o sentido meramente técnico de transmitir e produzir conhecimentos mas também contribuir para a elevação da consciência e a formação humana em seu sentido forte. Isso requer a superação das perspectivas cientificistas, tecnicistas e utilitaristas nas dimensões de ensino e pesquisa por uma racionalidade crítico-emancipadora. A universidade não deveria se caracterizar por uma simples aderência às demandas do mercado; deveria buscar resgatar sua dimensão cultural, no sentido mais forte e humano.

Keywords : Universidade; Professor Universitário; Formação; Conhecimento; Ética.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )