SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 número04Evaluación de la docencia universitaria: mitos y realidadesO processo de avaliação com relação ao papel do enfermeiro na unidade de trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

GOERGEN, Pedro. Ensino superior e formação: elementos para um olhar ampliado de avaliação. Avaliação (Campinas) [online]. 2001, vol.06, n.04, pp.63-76. ISSN 1414-4077.

Este artigo interroga sobre o sentido de ser professor universitário, hoje, tendo em vista as crises em geral e particularmente a crise de identidade da universidade atual, as mudanças paradigmáticas no campo científico e as transformações dos valores na sociedade. No quadro das transformações gerais, e sobretudo levando em conta o predomínio dos valores do mercado, cabe à universidade e aos seus docentes novos papéis que exigem não só ultrapassar o sentido meramente técnico de transmitir e produzir conhecimentos mas também contribuir para a elevação da consciência e a formação humana em seu sentido forte. Isso requer a superação das perspectivas cientificistas, tecnicistas e utilitaristas nas dimensões de ensino e pesquisa por uma racionalidade crítico-emancipadora. A universidade não deveria se caracterizar por uma simples aderência às demandas do mercado; deveria buscar resgatar sua dimensão cultural, no sentido mais forte e humano.

Palavras-chave : Universidade; Professor Universitário; Formação; Conhecimento; Ética.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )