SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.06 número04O processo de avaliação com relação ao papel do enfermeiro na unidade de trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

ZAINKO, Maria Amélia Sabbag. Dos saberes às competências: o desafio da construção da proposta pedagógica da escola. Avaliação (Campinas) [online]. 2001, vol.06, n.04, pp.87-96. ISSN 1414-4077.

O texto relata os resultados da construção de proposta pedagógica baseada em competências, que estamos desenvolvendo, como parte do projeto Gestão Estratégica de competências e a formação do cidadão trabalhador. Financiado pelo CNPq, tem como objeto de investigação a avaliação de práticas sociais escolares, situadas na Região Sul, procurando mensurar como vêem se desenvolvendo a gestão de processos voltados à formação de competências de cidadãos. A análise centrada no Sistema Educacional Divina Providência tomou a avaliação das práticas escolares como uma necessidade de re-direcionamento do processo de formação para aproximá-lo das comunidades locais redimensionando as relações entre escola e comunidade. Utilizando o Planejamento Estratégico e Pedagógico que contemplam a possibilidade do diagnóstico, da auto-avaliação e, conseqüentemente, da reorganização das ações, e de participação na construção da qualidade do processo educacional é por meio deles que estamos analisando, avaliando e construindo propostas pedagógicas que viabilizem a passagem dos saberes para as competências.

Palavras-chave : Gestão de Competências; Planejamento; Avaliação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )