SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número01Implicações da pós-modernidade para a universidadeLa CONEAU y el mejoramiento de la calidad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077

Resumen

BRAGA, Mauro Mendes; PEIXOTO, Maria do Carmo L.; DINIZ, Lisangela Fonseca  y  BOGUTCHI, Tânia Fernandes. A evasão no ensino superior noturno: o caso do curso de química da UFMG. Avaliação (Campinas) [online]. 2002, vol.07, n.01, pp.49-72. ISSN 1414-4077.

Esta pesquisa aborda a evasão no ensino superior noturno, a partir do estudo do curso de Química da UFMG, turmas de 1994 a 1998. Foram feitas comparações com resultados referentes a estudos similares para o curso diurno, turmas de 1990 a 1995. As taxas no noturno, em média da ordem de 20 %, foram menores do que no diurno e apresentaram tendência de diminuição ao longo do período estudado. Similarmente ao observado no diurno, a evasão à noite é marcadamente influenciada pela variável sexo e pelo desempenho no início do curso e não é afetada pelo desempenho no vestibular. Por outro lado, diferentemente do verificado no diurno, a evasão é condicionada pela relação de trabalho do estudante e pela sua renda familiar. Os evadidos foram entrevistados, observando-se que eles atribuem a evasão às dificuldades para conciliar estudo e trabalho.

Palabras clave : Evasão; Ensino Superior; Curso Noturno; Seletividade Social; Relações de Gênero.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )