SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número01Los cambios en las políticas de Educación Superior Venezolana y la profesión académicaAuto-avaliação institucional e a formação docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077

Resumen

SIQUEIRA, Moema Miranda de. Avaliação docente: implicações éticas. Avaliação (Campinas) [online]. 2002, vol.07, n.01, pp.97-105. ISSN 1414-4077.

O artigo discute a importância crescente da avaliação dos docentes pelos alunos, tanto como instrumento para melhoria da qualidade do ensino, como para a maior democratização das relações sociais nas universidades. Embora reconhecendo as dificuldades de sua implantação, preconiza a adoção de um sistema com objetivo construtivo e não punitivo, centrado no modelo ativo de aprendizagem, com implicações éticas e de compromisso social. Oferece, a título de sugestão, um modelo de instrumento desta avaliação.

Palabras clave : Avaliação Docente; Avaliação em Universidades; Compromissos Éticos na Avaliação; Modelos de Aprendizagem e Avaliação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )