SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número02A avaliação no marco das políticas para a educação superior: desafios e perspectivasO ENEM como forma alternativa ou complementar aos concursos vestibulares no caso das áreas de conhecimento "língua portuguesa e literatura": relevante ou passível de refutação? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

LEITE, Denise. Avaliação institucional, reformas e redesenho capitalista das universidades. Avaliação (Campinas) [online]. 2002, vol.07, n.02, pp.29-48. ISSN 1414-4077.

Este artigo apresenta um panorama crítico das reformas do estado e da educação superior no quadro do redesenho capitalista. Na perspectiva do tema da pedagogia universitária e da inovação, são apresentadas argumentações baseadas em estudos de caso de avaliação institucional de universidades de distintos países latino-americanos. Dentre as argumentações apresentadas, destacam-se: as relações universidade-estado-sociedade se alteram sob a influência das reformas promovidas pela globalização; a avaliação é utilizada como instrumento de centralização e controle, e não de construção da  democracia; como controle, a avaliação carrega o redesenho capitalista da universidade; como instrumento de reconstrução do conhecimento e de responsabilidade democrática, ela pode induzir possibilidades contra-hegemônicos.

Palavras-chave : Reformas do Estado; Reformas da Universidade; Redesenho Capitalista da Universidade; Avaliação como Controle; Avaliação Democrática; Formação da Subjetividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )