SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número02Avaliação institucional, reformas e redesenho capitalista das universidadesAvaliação: que realidade é essa? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

MILDNERI, Telma  e  SILVA, Alexsandro da. O ENEM como forma alternativa ou complementar aos concursos vestibulares no caso das áreas de conhecimento "língua portuguesa e literatura": relevante ou passível de refutação?. Avaliação (Campinas) [online]. 2002, vol.07, n.02, pp.49-79. ISSN 1414-4077.

Desenvolvendo-se reflexões analítico-críticas sobre características de processos e sistemas de Verificação de Resultados Educacionais, bem como de Avaliação de Resultados Educacionais, ratificou-se, argumentativamente, que o ENEM e os Concursos Vestibulares não caracterizam situação de avaliação de resultados educacionais, mas, sim, e decisivamente, de aferição/verificação desses resultados. Nessa configuração, ambos constituem mecanismos seletivos sócio-educacionais para além da Educação Básica. Mais ainda, à luz do objetivo fundamental do ENEM indicou-se que, considerada a Área de Conhecimento "Língua Portuguesa e Literatura", os itens das provas do ENEM 1998-2000 apresentam relativa ausência de Validade de Conteúdo. Desse modo, sugere-se que urge realizar investigações sistemáticas e abrangentes sobre a validade de conteúdo das provas do ENEM, relativamente a todas as Áreas de Conhecimento nelas abordadas, no sentido de se concluir pela sua relevância e utilidade no contexto educacional brasileiro; ou, por sua extinção e conseqüente reversão dos correspondentes recursos para uma política pública de melhoria da qualidade da educação para todos, que nesses exatos termos seja desenvolvida e implementada.

Palavras-chave : ENEM; Concursos Vestibulares; Aferição de Resultados Educacionais; Avaliação de Resultados Educacionais; Validade de Conteúdo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )