SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número02Formação de professores universitários: a experiência da Unicamp índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077

Resumen

CAETANO, Sílvia. Contribuição à avaliação do curso de graduação da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp em face dos saberes da prática profissional de seus egressos. Avaliação (Campinas) [online]. 2002, vol.07, n.02, pp.139-148. ISSN 1414-4077.

Acredita-se, neste trabalho, que uma avaliação da formação universitária do profissional pode ser feita, indiretamente, pela avaliação da atuação destes pois, sendo a formação superior universitária responsável em grande parte pela constituição dos profissionais, a sua atuação pode ser um reflexo da maneira como estes estão se formando. Em meio a uma discussão recentemente iniciada na FEA/UNICAMP a respeito de sua reformulação curricular, este estudo vem investigar, de um lado, os saberes exigidos e produzidos nas diversas práticas do engenheiro de alimentos e, de outro, as possíveis contribuições e omissões do curso de Engenharia de Alimentos da UNICAMP na formação desse profissional. O material de estudo é constituído principalmente pelos depoimentos dos graduados, obtidos por entrevista semi-estruturada, na qual o entrevistado era convidado a relatar e descrever aspectos referentes à sua atuação profissional e sua graduação. Através da análise do material recolhido, algumas conclusões foram feitas, e dentre elas cita-se a contribuição importante e decisiva da graduação na aquisição de conhecimentos teóricos básicos e técnicos de todos os entrevistados. Mas, segundo a análise, a graduação pouco conseguiu contribuir para o desenvolvimento de saberes da prática, fazendo com que a aquisição destes ficasse condicionada ao estímulo individual, ou ocorresse ao se tentar suprir deficiências de estratégias curriculares didática ou pedagogicamente inadequadas. A contribuição deste estudo para as discussões realizadas na FEA a respeito de sua reestruturação curricular reside no fato de este propor que sejam analisadas as competências e saberes da prática como base de um projeto pedagógico de ensino universitário. Dessa maneira, a atuação dos  egressos, suas práticas e suas competências passam a ser uma importante fonte de subsídios necessários para uma constante avaliação e reformulação do curso, buscando a efetividade da educação superior universitária na formação de profissionais capazes de solucionar nossos principais problemas sociais.

Palabras clave : Formação Acadêmica; Curso de Graduação; Saberes da Prática Profissional; Entrevistas; Egressos da FEA/Unicamp.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )