SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número03Breve ensaio sobre o atual processo civilizatório: estado moderno, cidadania e educação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077

Resumen

ISKANDAR, Jamil Ibrahim  y  CANDIOTTO, Kleber B.. Influências do dualismo cartesiano e do materialismo na educação tecnicista brasileira: uma abordagem a partir da filosofia da mente de John Searle. Avaliação (Campinas) [online]. 2002, vol.07, n.03, pp.37-50. ISSN 1414-4077.

Este trabalho apresenta urna reflexão sobre o dualismo cartesiano e o materialismo na Educação Tecnicista brasileira, baseado na filosofia da mente de J. Searle. A exposição elenca alguns fundamentos e a influência que os pensamentos dualista e materialista exerceram no passado e exercem ainda no início deste século. Serão mostrados argumentos que indicam que tanto o dualismo como o materialismo não são suficientemente válidos para uma compreensão mais plausível da realidade. Finalmente, apresentam-se alguns fundamentos da Educação Tecnicista brasileira inspirada nas duas correntes citadas.

Palabras clave : Educação Tecnicista; Filosofia da Mente; John Searle; Dualismo Cartesiano; Materialismo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )