SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número03Avaliação institucional da extensão: conceitos, níveis, parâmetros e indicadoresAvaliação e política institucional: estudo dos indicadores "qualificação docente" na avaliação das "condições de oferta de cursos" índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077

Resumen

MILDNER, Telma  y  SILVA, Leila Nascimento da. O ENEM é alternativa ao vestibular? O caso da área de química. Avaliação (Campinas) [online]. 2002, vol.07, n.03, pp.103-152. ISSN 1414-4077.

À luz dos documentos oficiais pertinentes e relevantes e dos resultados de vários estudos realizados, este estudo analítico--crítico se desenvolve em duas perspectivas: numa primeira perspectiva, analisa a pertinência das relações estabelecidas, pelo MEC/INEP/ENEM, entre Competências e Habilidades às quais foram, por sua vez, associados os Itens das Provas do ENEM 1998-2001 que enfocaram conteúdos da Área de Conhecimento "Química"; na segunda perspectiva tenta-se verificar a presença, ou ausência, de Validade de Conteúdo desses Itens. Das análises realizadas sobre a Validade de Conteúdo dos Itens das Provas 1998-2001, ENEM, que abordam conteúdos de "Química", indicou-se absoluta ausência de Validade de Conteúdo de onze (11) dentre vinte e sete (27) itens, ou seja, em cerca de 41 % das questões.

Palabras clave : ENEM; Validade de Conteúdo; Ensino Médio; Exame Geral.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )