SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número04O processo decisório na universidade pública Brasileira: uma visão de análise de políticaA influência das concepções alemã e francesa sobre a Universidade de São Paulo e a Universidade do Rio de Janeiro quando de suas fundações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

SGUISSARDI, Valdemar. Fundações privadas na universidade pública: a quem interessam?. Avaliação (Campinas) [online]. 2002, vol.07, n.04, pp.73-97. ISSN 1414-4077.

Este texto visou basicamente responder à questão "A quem interessam as fundações privadas, ditas de apoio institucional, que invadem os espaços públicos universitários?". Para tanto, buscaram-se preliminarmente respostas a diversas outras questões associadas: a adequação do termo fundação do ponto de vista jurídico-administrativo; a adoção das fundações de apoio nas universidades públicas organizadas sob o regime fundacional; a relação entre a criação e implemento dessas fundações e a crise do Estado (e do mercado), assim como entre elas e as propostas para a superação da crise da educação superior presentes no Plano Diretor da Reforma do Estado, de caráter privatizante da universidade pública. Analisaram-se ainda questões como a da transformação do espaço público universitário em espaço de quase-mercado; a da multiplicação das fundações de apoio na ausência de autonomia  universitária e como decorrência da deserção do Estado da manutenção da universidade pública e do implemento da mercantilização do ensino, da extensão e da produção científica no interior da universidade. Finalmente, examinou-se a relação destas fundações com o chamado terceira setor no âmbito da concepção de Estado Subsidiário e a urgente necessidade de mecanismos que visem impedir o desvio de suas funções de interesse público.

Palavras-chave : Fundações de Apoio; Privatização da Universidade; Terceiro Setor; Organização Social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )