SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número04Fundações privadas na universidade pública: a quem interessam?Flexibilidade curricular: a experiência em desenvolvimento na UNICAMP índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

PAULA, Maria de Fátima Costa de. A influência das concepções alemã e francesa sobre a Universidade de São Paulo e a Universidade do Rio de Janeiro quando de suas fundações. Avaliação (Campinas) [online]. 2002, vol.07, n.04, pp.99-114. ISSN 1414-4077.

O artigo pretende demonstrar a influência das concepções alemã e francesa do século XIX sobre a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade do Rio de Janeiro (URJ), no momento das suas respectivas fundações e em suas primeiras décadas de funcionamento, na primeira metade do século XX. Para tal, relacionamos as características da concepção alemã com a concepção da USP, no que se refere à idéia de universidade e à organização institucional da mesma. Fizemos um percurso semelhante para demonstrar a influência do modelo francês napoleônico sobre a URJ. Nas considerações finais, sugerimos a hegemonia da concepção norte-americana sobre os casos brasileiros investigados, a partir, sobretudo, da década de 1960, substituindo progressivamente as influências alemã e francesa.

Palavras-chave : Universidades; Concepções; Influências; Universidade de São Paulo; Universidade do Rio de Janeiro.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )