SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.07 número04Estudo de perfil de aspectos das dissertações e teses em Saúde Coletiva e Atividade Física da UNICAMP enquanto elementos de avaliação em pesquisa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

CARVALHO, Adriana R.  e  ANGELINI, Ronaldo. Variáveis determinantes do desejo de cursar mestrado de alunos da Biologia (UEG; UFG; UNITINS). Avaliação (Campinas) [online]. 2002, vol.07, n.04, pp.193-202. ISSN 1414-4077.

O desejo em cursar mestrado de alunos de Biologia e as variáveis que influenciam nesta decisão foram avaliados por um modelo de probabilidade logística (logit) na UEG (Universidade Estadual de Goiás - Anápolis), UFG (Universidade Federal de Goiás - Goiânia) e UNITINS (Universidade do Tocantins - Porto Nacional). Um questionário foi usado na coleta de informações sócio-econômicas, acadêmicas e de conhecimento e interesse no mestrado. Os resultados mostram que: i) 50% dos alunos têm renda familiar igual ou inferior a R$1.000,00, e 40% trabalham; ii) 61 % pretendem ser professores no ensino Fundamental e Médio; iii) o interesse pelo mestrado depende da idade (quanto mais jovem, maior a probabilidade) e da oportunidade de realizar estágios de iniciação científica. A idade influencia também o desejo em fazer mestrado de alunos da UFG. Na UNITINS as variáveis determinantes são "querer ser professor" e "saber o que é mestrado". Na UEG, apenas a renda foi significativa.

Palavras-chave : Pós-Graduação; Ciências Biológicas; Modelo Logit; Iniciação Científica; Idade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )