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Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077

Resumen

MACIEL, Domício M.. Exame Nacional de Cursos - o Provão: uma avaliação para melhorar ou excluir?. Avaliação (Campinas) [online]. 2003, vol.08, n.01, pp.39-61. ISSN 1414-4077.

Este texto faz uma crítica ao modelo de avaliação ora vigente no Brasil para os cursos de graduação das instituições de ensino superior (IES). Inicialmente contextualizamos o Brasil dentro de uma política orientada pelos órgãos financeiros mundiais, coerente com o neoliberalismo, aos países dependentes dos mesmos. Em seguida, faz-se uma análise sobre os exames nacionais a partir de uma abordagem histórica, mostrando ainda os pressupostos políticos - econômicos - teóricos - metodológicos no contexto nacional e seus efeitos para a educação. Apresenta-se um histórico de como as universidades foram avaliadas/controladas desde sua criação na idade média até a implementação  do Provão (Exame Nacional de Cursos), no Brasil, que substituiu/desconheceu o PAIUB (Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras), o qual foi elaborado pelas próprias IES e aprovado pelo MEC. Finalmente, é feita uma crítica ao Provão, tendo como base sua lei e sua repercussão na mídia, mostrando suas limitações e contradições.

Palabras clave : Avaliação; Neoliberalismo; Universidades; Exames Nacionais; Provão; PAIUB.

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