SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número02Sistemas de avaliação do ensino superior X melhoria do padrão de qualidade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077

Resumen

COSENZA, Regina Célia; JOLY, Maria Cristina Rodrigues Azevedo  y  PRIMI, Ricardo. Perspectivas de avaliação no ensino superior: um estudo sobre o Exame Nacional de Cursos de Administração. Avaliação (Campinas) [online]. 2003, vol.08, n.02, pp.155-172. ISSN 1414-4077.

Este estudo teve por objetivo correlacionar o desempenho dos sujeitos no Exame Nacional de Cursos com seu rendimento acadêmico nas disciplinas cursadas, no Trabalho de Conclusão de Curso e no Estágio Supervisionado. Foram observadas as médias das seguintes avaliações: Exame Nacional de Cursos, Trabalho de Conclusão de Curso, Estágio e Histórico Escolar. A análise dos dados feita através de correlações entre as médias citadas revelou uma forte correlação entre as médias do Exame Nacional de Cursos (discursiva e geral) e o Histórico Escolar e uma correlação baixa entre o Exame Nacional de Cursos (principalmente múltipla escolha) e o Trabalho de Conclusão de Curso. As médias do Estágio não mostraram relação com as do Exame Nacional de Cursos e Trabalho de Conclusão de Cursos. Concluiu-se que, devido aos diferentes conteúdos/experiências e metodologias analisados pelas avaliações, é difícil ocorrer coerência entre todos eles e que o ENC não deve ser o único parâmetro para a organização dos cursos de graduação, pois os resultados obtidos revelam divergências entre o que a Lei de Diretrizes e Bases ressalta como importante para a formação do aluno e o que é avaliado no ENC.

Palabras clave : Avaliação; LDB; Ensino Superior; Exame Nacional de Cursos; Administração.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )