SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número03Luta política nas universidades federais: poder sindical versus poder acadêmicoEvolución y crecimiento de la Universidad en Chile: un aporte para los trabajos de la Comisión de Mejoramiento de la Calidad de la Enseñanza; evaluación y acreditación universitaria índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

PALHARINI, Francisco de Assis. Revista Avaliação: por uma avaliação autônoma e democrática. Avaliação (Campinas) [online]. 2003, vol.08, n.03, pp.37-57. ISSN 1414-4077.

Apresenta a configuração que a Revista Avaliação - Revista da Rede de Avaliação Institucional do Ensino Superior - vem assumindo desde sua criação em 1996 até o ano de 2000. Esta configuração é, também, contextualizada a partir das condições políticas e teóricas que possibilitaram sua emergência e consolidação no cenário nacional e sul americano. Para isso são utilizados os resumos produzidos e incorporados, as categorizações estabelecidas em consonância com a orientação do GT, estatísticas descritivas relacionadas às características da produção, além de anotações realizadas durante as leituras dos artigos e das orientações e direcionamentos expressos nos editoriais da revista, ao longo do período considerado. Utilizou-se, ainda, de uma entrevista especialmente realizada para este trabalho, em Campinas, com o Prof. José Dias Sobrinho a fim de apreender o significado em que ela implica à pessoa do editor e dos que a conduziram neste período, uma vez ter se evidenciado que a história do PAIUB e da Revista Avaliação mantêm forte interação, conforme se verifica na sua linha editorial, marcadamente de caráter emancipatória ou democrática no campo da avaliação.

Palavras-chave : Avaliação; Avaliação Institucional; PAIUB.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )